sábado, 29 de maio de 2010

Isso é sertanejo?? Cadê a viola caipira??

sertanejo

Nunca fui muito fã de sertanejo, mas sempre respeitei aquelas duplas sertanejas com letras e musicas que falavam de sentimentos ou das dificuldades do campo. No entanto, desde da década de 90 esse gênero foi se modernizando cada vez mais e aquele sertanejo puro sendo extinguido.

Se a gente observa hoje em dia, um dos maiores sucessos da cena musical: Luan Santana, que é considerado como um sertanejo/teen/web/hit/…….. afff. você pode percerber que de sertanejo puro, só o chapeu. ( as vezes nem isso.)

Como assim?? será então que aquelas duplas sertanejas com vozes chorosas e bonitas canções morreram, na realidade não, eles continuam ai, porém estão marginalizados pela mídia, fazendo outros trabalhos e cantando nos finais de semana nos poucos lugares que dão oportunidade. Enquanto isso, músicos como Luan Santana, possui uma banda de excelentes músicos, superconceituados, equipamentos supermodernos, efeitos especiais em shows e guitarras com solos extremamente trabalhados.

Isso é ruim? pode ser que não! mas tipo…. Cadê a viola????? Ora, há tempos atrás não tinhamos duplas sertanejas se um dos dois não tocasse uma viola. Não estou falando do violão comum ou o elétrico, e sim, da viola caipira, aquela com um som tão especial que parece o som de uma banda inteira. Dessa forma, duplas como: Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, entre outros, fizeram muito sucesso pelo Brasil afora mas sempre permaneciam com o mesmo jeito humilde de ser e a felicidade de ser caipira.

O fato é que, hoje em dia vemos muitos músicos que possuem até talento, mas não possuem a vivência necessária e são incorporados como produtos das indústrias musicais (grandes gravadoras) que enquanto aquele artista estiver “na moda” dando dinheiro para eles, ele sempre terá espaço e horário em qualquer mídia, diferente dos músicos de antigamente.

Percebo que muitos jovens de hoje em dia, ficam alucinados com essas músicas “pseudo-sertanejos”, ou como alguns dizem: “Country Music”, mas faça um desafio, escute qualquer música de duplas caipiras antigas, veja o que está falando a letra da música e compare com alguns artistas de hoje em dia, vocês vão perceber a diferença.

Pra terminar, com certeza quem estiver lendo esse post vai pensar, significa então que nada de hoje em dia presta?, na realidade existem até músicos que realmente fazem um trabalho diferenciado e sempre é bom ter conhecimento sobre eles e escutar suas músicas. Dica que eu dou, não engule qualquer coisa que você escute. Se você da ibope pra isso, você permite que sempre apareça piores.

0 comentários:

Postar um comentário